quarta-feira, novembro 30, 2011

Plantão policial movimentado no final de semana em Ipueiras


Na noite do último sábado, por volta das 20h30min, dois homens em uma motocicleta chegaram em um bar na localidade de Baixio, zona rural de Ipueiras/CE armados com um revólver realizaram um assalto. Foi roubado do dono do comércio a quantia aproximada de R$ 100,00 Reais.

Na saída o lavrador, Antonio Graciano de Melo, 41 anos, residente naquela localidade, e que estava presente no momento do assalto tentou reagir com uma foice tentando desferir um golpe em um dos assaltante, o qual disparou contra o peito da vítima, vindo esta a morrer na hora.

Os bandidos fugiram do local e não foram localizados até o presente momento. A polícia civil instaurou Inquérito sobre o caso e faz buscas pelo local.

Mais duas ocorrências envolvendo delito de Maria da Penha. 

Na manhã de domingo, foi preso no Distrito de Charito/Ipueiras, Francisco Davi Bezerra, 19 anos, depois que este chegou em casa embrigado e passou a promover desordens armado com uma faca. A genitora do mesmo acionou a polícia e acabou sendo autuado.

Na tarde desse mesmo dia foi preso Antonio Melo da Silva, 51 anos, Segundo a Polícia, ele foi preso depois de ter chegado em casa com sintomas de embriaguez e expulsou sob ameaças com uma faca, a própria companheira, qual acionou a polícia, sendo o agressor também autuado na delegacia.

VEREADOR MORRE DURANTE SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SENADOR POMPEU.


O vereador José Linhares Filho ( PT) morreu na noite de terça-feira (29) após sofrer um infarto fulminante durante sessão na Câmara Municipal de Senador Pompeu, a 275km de Fortaleza. Segundo informações do hospital municipal de Senador Pompeu, o vereador de 49 anos chegou ainda respirando na emergência, mas veio a óbito mesmo após atendimento com o médico plantonista.

O CASO - O vereador passou mal quando estava discursando durante a sessão extraordinária por volta de 20h30, de acordo com informações da delegacia regional da Polícia Civil de Senador Pompeu. O hospital informou ainda que a família do vereador está decidindo se o corpo dele deve ser enviado ou não para o Instituto Médico Legal (IML), em Fortaleza, pois a vítima do infarto nunca havia apresentado problemas cardíacos.

O  Vereador morreu no momento que estava sendo votado na Câmara Municipal, a CPI que pedia a cassação do vice-prefeito de Senador Pompeu, Luiz Flávio. Dizem que o Vereador sofreu uma pressão muito forte e que estava sendo ameaçado de ter seu mandato cassado. Senador Pompeu teve o prefeito preso por corrupção.



Fonte: G1.com

FICHA LIMPA VOLTA A SER DISCUTIDA NO STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, incluiu na pauta de julgamento desta quarta-feira (30) três ações que tratam da aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2012, noticiou o G1. A lei impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.

Apesar de o tema ter oficialmente voltado à pauta, a decisão de voltar a julgar o caso deve ser tomada pelo presidente pouco antes do início da sessão.

terça-feira, novembro 29, 2011

Após colisão com veículo, carro bate em poste e fecha via em Fortaleza

Colisão ocorreu entre veículos, em seguida, um deles bateu em poste. Poste ficou atravessado em pista e bloqueou trânsito por uma hora.


Um acidente entre uma moto e um automóvel terminou com a colisão em um poste na Avenida Mister Hull, em Fortaleza, no início da tarde desta terça-feira (29). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE), um dos condutores avançou o sinal vermelho; a PRF-CE ainda não sabe qual dos condutores cometeu a infração.

Com a colisão entre os veículos, o automóvel saiu da pista e colidiu em um poste, que foi derrubado na pista e fechou o trânsito no local por cerca de uma hora. Os dois condutores tiveram lesões leves, de acordo com a PRF-CE. Eles foram levados ao hospital Instituto Doutor José Frota, no Centro de Fortaleza.

O poste já foi removido da avenida e está no canteiro lateral da via; o trânsito flui normalmente no local, segundo a PRF-CE. A energia no local foi desligada temporariamente pela empresa distribuidora no Ceará, a Coelce, e já foi restabelecida.


G1 CE

PELOTÃO DA PM DE SANTA QUITÉRIA PODERÁ VIRAR COMPANHIA DE POLICIAMENTO EM 2012


Foi lido na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santa Quitéria, um ofício vindo da Secretaria Executiva do Governo do Estado Ceará, assinado pelo secretário Cel. Antonio  Walberto Gadelha, respondendo a uma consulta da Câmara Municipal de Santa Quitéria sobre uma Companhia da PM para município. A consulta que foi enviada pelo então presidente Raimundo Parente, solicitação feita através de requerimento do vereador José Francisco de Paiva, onde cobrou agilidade no processo de transformação do nosso Pelotão da PM, em uma Companhia de policiamento,  reivindicação esta também já feita por outras instituições do município e prometida pela Secretaria de Segurança do Estado. 

A companhia que também foi cobrada pelo o atual comandante do Pelotão de Polícia Major Falcão, ficará responsável pelo policiamento dos municípios de Santa Quitéria, Hidrolândia, Monsenhor Tabosa e Catunda.  

Segundo o Cel. da PM Walberto Gadelha, a criação da Companhia Provisória para Santa Quitéria, já existe na nova Lei de Organização Básica da Polícia Militar do Ceará (LOB), em transformar a OPM  do município  em subunidade, a qual será a sede da  3ª Companhia do 7º BPM.   


 E a companhia de Nova Russas viraria pelotão?


Santa Quitéria notícias

CEARÁ É O 3º EM CASOS DE AIDS ENTRE OS JOVENS NO NORDESTE.


Dados do Boletim Epidemiológico Aids e DST, divulgados nesta segunda feira(28) pelo Ministério da Saúde, às vésperas do Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro, mostram um levantamento dos últimos 30 anos, que posiciona o Ceará em terceiro lugar, em números absolutos, entre os Estados do Nordeste com maior notificação de casos da doença com relação a jovens de 15 a 24 anos.

Ao todo, o Estado contabilizou 1.473 casos de 1980 até 2010. O Ceará perde apenas para Bahia, com 1.967 registros, e Pernambuco, com 1.947. A pesquisa mostra que o número de jovens infectados nesta faixa etária não reduziu nos últimos três anos, apenas se manteve. Em 2008, foram 124 notificações; em 2009, 120 casos e em 2010, 128 jovens foram infectados no Estado.Até o primeiro semestre de 2011, o Ministério da Saúde registrou, no Ceará, 49 novos casos.

Porém, mesmo diante dessa situação, a boa notícia é que os jovens estão morrendo menos. Segundo o levantamento do órgão, a mortalidade por Aids entre pessoas de 15 a 24 anos apresentou uma queda de 50% no Ceará, passando de 16 óbitos em 2009 para oito em 2010.

A incidência de casos a cada 100 mil habitantes também diminuiu, passando de 0,9 em 2009 para 0,5 em 2010. O último índice classifica o Ceará como o Estado da região Nordeste com a menor incidência de casos de Aids entre os jovens dessa faixa etária.

O balanço geral dos últimos 31 anos deixa o Estado como o terceiro do Nordeste em quantidade de casos, com 12.936 registros. O Ceará perde apenas para Bahia, com 19.290, e Pernambuco, com 18.215 notificações.

Fonte: DN.

OBRA DO GOVERNO DE SETE MILHÕES SE TRANSFORMA EM SUCATA


No dia 20 de março de 2010, o Governador Cid Gomes assinou a ordem de serviço para construção da Escola Profissional de Granja. No mês seguinte, iniciaram as obras. Hoje, 29 de Novembro de 2011, passado um ano e 7 meses, a obra está abandonada há exatos 7 meses. A empresa responsável, a MFP Construtora teria quebrado o contrato com o governo, e simplesmente sumiu, deixando para trás um rastro de dívidas trabalhistas e no comércio local. Com isso, o sonho de centenas de jovens granjenses que anseiam por oportunidades de qualificação e chance de entrar no mercado de trabalho, estão como a obra, ou seja, parados. Até hoje não substituíram a empresa. E quem vier cuidar da obra, pode ir logo trocando os ferros, pois com a exposição ao sol e chuva, grande parte está condenada. Não há informações sobre algum pedido do Prefeito Esmerino Arruda, munido de seu estratosférico prestígio, para que o Governador Cid Gomes, ate ou desate esse nó. Enquanto isso, a sucata em plena beira da rodovia, continua exposta, ao tempo, e aos olhos de todos que passam por ali.

(Blog Camocimonline)

Os políticos que aí estão saíram do meio do povo...



O Brasileiro é assim:

1. - Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
2. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
3. - Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
4. - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura.
5. - Fala no celular enquanto dirige.
6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
7. - Pára em filas duplas, triplas em frente às escolas.
8. - Viola a lei do silêncio.
9. - Dirige após consumir bebida alcoólica.
10. - Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
11. - Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
12. - Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.
13. - Faz "gato" de luz, de água e de tv a cabo.
14. - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
15. - Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.
16. - Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.
17. - Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.
18. - Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
19. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
20. - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
21. - Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.
22. - Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
23. - Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
24. - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
25. - Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
26. - Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.
27. - Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.
28. - Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.
29. - Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.
30. - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.

E quer que os políticos sejam honestos...
Esses políticos que aí estão, saíram do meio desse mesmo povo ou não?
Brasileiro reclama de quê, afinal?

E é a mais pura verdade, isso que é o pior! Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!

Vamos dar o bom exemplo!

Espalhe essa idéia!

"Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos..."

Wilson repórter

SESA CONFIRMA 13 CASOS DE INFLUENZA H1N1 EM PEDRA BRANCA.

A Secretaria da Saúde do Estado, Sesa, divulgou, nesta segunda-feira (28), nota sobre a situação no município de Pedra Branca, no Sertão Central cearense. De acordo com o órgão, 13 casos de Influenza H1N1 foram confirmados e 286 notificados. Confira as informações:

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica/Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (Nuvep/Coprom), vem alertar os profissionais de saúde para a intensificação das ações de controle e prevenção de Influenza no Estado e atualizar dados sobre o surto de Influenza no município de Pedra Branca.
Observou-se, no pronto atendimento do Hospital Municipal de Pedra Branca, entre os dias 18 e 23/11/11, um aumento do número de atendimentos de estudantes de uma Escola de Ensino Profissional do município. Foram atendidos 51 estudantes e um professor, além de 20 pessoas que não fazem parte do grupo escolar, mas que eram contatos dos adolescentes acometidos. Os principais sintomas apresentados pelos acometidos foram febre, cefaleia, tosse, mialgia e dor de garganta.
Após investigação in loco, a equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde encaminhou amostras de espécimes clínicos dos pacientes para investigação de vários agravos, inclusive influenza. Das 18 amostras coletadas, 13 eram positivas para Influenza H1N1 (2009). A partir do diagnóstico, até o presente momento 286 casos foram notificados.
Pedra Branca é um município da 8ª CRES (Quixadá) com 42.156 habitantes, que possui um razoável contingente de migrantes que passam a maior parte do ano no trabalho de corte de cana no estado de São Paulo nas cidades de Leme, Pontal, Aguaí, Santa Cruz das Palmeiras e Ribeirão Preto e retornam para sua cidade natal a partir do mês de novembro. Apesar de não haver dados quantitativos, esse ciclo faz parte da cultura do município e pode ser relatada como possível forma de introdução do vírus no município, pois cinco casos graves foram confirmados este ano no estado de São Paulo, inclusive na cidade de Ribeirão Preto.
Fonte: SESA.

sábado, novembro 26, 2011

Assembleia do Rio aprova Ficha Limpa para comissionados. No Ceará, proposta engavetada


A Assembleia Legislativa do Rio acaba de aprovar emenda exigindo Ficha Limpa para nomeação de comissionados nos Três Poderes. A iniciativa é das mais louváveis. Enquanto isso, o Estado do Ceará, que poderia ter sido pioneiro, está atrasado.

O deputado Heitor Férrer (PDT) apresentou emenda à Carta Estadual com mesmo teor e, até a presente data, o processo não caminhou e dorme nas comissões técnicas do legislativo.
Heitor se diz “frustrado” pelo fato de a matéria não ter sido apreciada e aprovada. Além do Rio, adotaram a Ficha Limpa – que protege o patrimônio público da dilapidação por quem já cometeu crime contra o erário, Minas Gerais e Pernambuco.


(Vertical / O POVO)

sexta-feira, novembro 25, 2011

Ação do MP e Polícia Civil combate corrupção em Pires Ferreira

PIRES FERREIRA


O Ministério Público do Estado do Ceará, através da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (PROCAP), divulgou nesta quinta-feira (24) resultado de operação realizada em parceria com a Polícia Civil, no município de Pires Ferreira.
Foram executados seis mandados de prisão preventiva, como desdobramento da Operação Província II. Os envolvidos são acusados de crime de licitação e contra administração pública, bem como peculato, corrupção ativa e passiva.
De acordo com o MP, um destes acusados é Pedro Humberto Coelho Marques, filho do atual prefeito de Pires Ferreira, Marcos Marques. Também estão sendo procurados o chefe da Comissão de Licitação, José Celson Macedo de Azevedo, e os empresários Ana Kelly Costa Henrique e Raimundo Aguiar Gomes.
No dia 14 de novembro de 2001 também foram executados mandados de prisão na cidade de Reriutaba contra os empresários Francisco Ferreira Pinto, Maria Aparecida Ferreira Pinto e Raimundo Aguiar.
Os representantes do Ministério Público também requisitaram a prisão do chefe da Comissão de Licitação, entretanto, a decisão do magistrado determinou apenas o seu afastamento do cargo. Encontram-se presos os empresários Francisco Ferreira Pinto e Maria Aparecida Ferreira Pinto.
Entenda o caso
No dia 31 de agosto de 2011 a PROCAP, a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) executaram a Operação Província II, cujo objeto foi a prisão temporária de empresários e servidores públicos envolvidos com fraudes nas licitações no ramo de festas, eventos e locação de veículos.
Segundo dados do Sistema de Informações dos Municípios do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/SIM), apenas o empresário Francisco Ferreira Pinto, atuando com o grupo familiar pelo período de 2007 a 2011 recebeu dos municípios do estado o valor de R$ 20.763.337,27. Há indícios de que ele atuava desde 2002, cujos valores não foram contabilizados.
Acredita-se que o valor supere mais de 30 milhões, haja vista que nem todas as prefeituras declaram os despesas perante o TCM. A empresa Viçosa Construções (VIÇOSEL), pertencente aos irmãos Carlos Kenede Fortuna de Araújo e Rodrigo Fortuna de Araújo, também faturou nesse período com locação de veículos, obras e construções o valor R$ 41.369.465,51.
O Ministério Público, através da PROCAP realizou pesquisas pelo sítio do Departamento de Trânsito do Ceará (DETRAN-CE) e constatou que a empresa tem apenas seis veículos em sua titularidade.
Conforme os Promotores de Justiça, as investigações continuam até o esclarecimento definitivo dos autores e beneficiários dos ilícitos praticados contra o patrimônio da sociedade. O passo seguinte é reverter para o patrimônio público o que foi desviado em detrimento da população.

Ceará agora

O Pró-cidadania de Moraújo serve para puxar paredão

Parece bincadeira, mas é pura verdade. Na cidade de Moraújo, região Norte do Estado, o carro, uma camioneta, doada pelo governo do Estado, para atender o programa Pró-cidadania, está servido para animar a população. A ideia de usar a viatura, que não se sabe de onde partiu, para rebocar um paredão de som, causou espanto á população. O flagrante feito por um morador da cidade, mostra o carro parado em um local bastante movimentado, levando alegria (barulho), a população. Comete-se aí crime de poluição sonora.

O programa criado para auxiliar as policias, foi implatado em vário municípios cearense. Cabe aos agentes de cidadania, recém admitidos, cooperar com as autoridades municipais na preservação do patrimônio público, bem como uma ação integrada com os órgãos de segurança, por meio de informações sobre locais, pessoas ou situações que possam por em risco os bens públicos e os próprios cidadãos.

Os agentes, entretanto, não podem exercer atividades específicas e constitucionais das polícias civil, militar ou guardas municipais. “O Pró-cidadania é um programa criado para fortalecer a política de segurança pública no Interior do Estado, especificamente em municípios com população abaixo de 50 mil habitantes. Nosso objetivo é garantir, à população, segurança de qualidade, em todos os 184 municípios cearenses”, explicou Cid Gomes em uma solenidade para implantar o programa.

Wilson repórter

DEPUTADO JAIR BOLSONARO QUESTIONA A SEXUALIDADE DA PRESIDENTE DILMA : "DILMA, PARE DE MENTIR, SE GOSTA DE HOMOSSEXUAL, ASSUMA..."


O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) voltou a causar polêmica. Ao criticar as políticas pró-homossexuais do governo, ele questionou a sexualidade da presidenta da República, Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (24).“Dilma Rousseff, pare de mentir! Se gosta de homossexual, assuma! Se o seu negócio é amor com homossexual, assuma, mas não deixe que essa covardia entre nas escolas do primeiro grau!”, esbravejou na tribuna, ao falar do kit anti-homofobia (campanha desenvolvida pelo MEC para combater o preconceito contra homossexuais nas escolas).

Em seguida, o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) reprovou a postura do colega. “O que nós ouvimos aqui hoje foi um discurso que, se entendi direito, faltou com o decoro parlamentar ao fazer insinuações a respeito da própria presidente da República, quando acho que a opção sexual de qualquer ser humano, deputado, é uma questão de foro íntimo”.

Fonte: Yahoo.com.br

quinta-feira, novembro 24, 2011

POLÍCIA FEDERAL E CIVIL EXECUTAM MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO EM PIRES FERREIRA



Ontem a pequena cidade de Pires Ferreira viveu um dia de intensas movimentações policiais. Munidos de mandatos de busca e apreensão, a Polícia Federal fez diligências em residências de funcionários da Prefeitura Municipal de Pires Ferreira.

Funcionários e prestadores de serviços à Prefeitura de Pires Ferreira estão sendo alvo de investigações pelo ministério público. 

O MP pediu prisão no último dia 18 de novembro e investiga as ações com o dinheiro público dos seguintes acusados: Francisco Ferreira Pinto, Maria Maria Aparecida Ferreira Pinto, Raimundo Aguiar Gomes, Ana Kelly Costa Henrique e José Celson Macedo de Azevedo.

Um dos investigados pelo Ministério Público através da Comarca de Ipu que responde por Pires Ferreira, é Pedro Humberto Coelho Marques que é filho do Prefeito Marcos Marques.

Blog do Kléber teixeira

PM que ´metralhou´ Hilux é condenado a 24 anos

O Conselho de Sentença reconheceu a coautoria do acusado durante perseguição policial equivocada





O Conselho de Sentença do 2º Tribunal Popular do Júri da Comarca de Fortaleza condenou, ontem, o policial militar Luiz Ary da Silva Barbosa Júnior a 24 anos de reclusão, em regime fechado, por quatro tentativas de homicídio. Os crimes foram cometidos contra dois turistas espanhóis, um italiano e uma brasileira, em setembro de 2007, na Avenida Raul Barbosa, durante uma ação desastrosa da PM, que ficou conhecida como ´Caso Hilux´.

Na noite do dia 26 de setembro de 2007, as vítimas trafegavam no sentido Aeroporto-Aldeota, em uma caminhonete, quando tiveram o veículo ´metralhado´ por policiais militares. Os PMs confundiram a caminhonete dos turistas com o veículo usado por bandidos que haviam roubado um caixa eletrônico momentos antes.

Paraplégico

Sem fazer abordagem, os policiais efetuaram diversos tiros, dos quais 22 atingiram o veículo. Innocenzo Brancati, que dirigia o carro, foi atingido no braço, e Marcelino Ruiz Campelo levou um tiro no ombro esquerdo. A bala se instalou na coluna, deixando-o paraplégico.

O julgamento, presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira, durou cerca de dez horas. Por maioria de votos, os jurados reconheceram a coautoria do acusado durante perseguição policial equivocada.

O Conselho de Sentença aceitou a tese da acusação representada pela promotora de Justiça Alice Iracema Melo Aragão e pelo assistente Holanda Segundo, reconhecendo a qualificadora de uso de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas.

De acordo com o tenente-coronel Fernando Albano, relações públicas da PM, o soldado deverá ser submetido a um Conselho de Disciplina e poderá ser expulso da Corporação. A defesa do militar poderá apelar da decisão do Júri no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Conforme Albano, o soldado ficará detido no Presídio Militar.

Diário do nordeste

PREFEITURA x CÂMARA: INAUGURAÇÃO É MARCADA PARA O MESMO HORÁRIO DE SESSÃO


O enfretamento da prefeitura x câmara deve protagonizar outro capítulo no início do próximo final de semana. As próximas cenas do degladiamento dos poderes – que já chega beira ao extremo acirramento – é a marcação da inauguração de uma obra do executivo, para a próxima sexta-feira (25) no mesmo horário da sessão itinerante, previamente agendada pelo legislativo sobralense.

Mesmo com a sessão itinerante marcada pelo presidente João Alberto (PSB) nesta semana, para próxima sexta (25), às 19hs, a Prefeitura de Sobral marcou para o mesmo dia e horário a entrega de uma quadra esportiva, no Distrito de Bilheira.

Segundo informantes, a idéia é esvaziar a sessão itinerante da câmara, já que as mesmas estão tendo sempre um grande número de populares com 
inúmeras reivindicações e ataques pesados a administração municipal.


Sobral de prima

Prefeito cassado de Nova Russas está em liberdade

Marcos Aberto Martins Torres prefeito cassado de Nova Russas foi colocado em liberdade ontem depois que o Supremo Tribunal Federal concedeu habeas corpus impetrado pelo advogado Carlos Eduardo Maciel Pereira.

Martins Torres preso há 180 dias deixou a carceragem da DECAP em Fortaleza, ontem dia 23 logo após o deferimento da liminar pelo STF. Para muitos com a decisão, a suprema corte como guardiã da constituição, pôs fim a arbitrariedade e o desrespeito a carta magna cometidos por magistrados de esferas inferiores do judiciário.

quarta-feira, novembro 23, 2011

Denúncia: Conserto de um carro da PM tem valor abusivo


Foto ilustrativa
O deputado Wagner Sousa (PR) denunciou ontem, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, uma restauração feita em uma das viaturas da Polícia Militar do Ceará, ao custou de R$ 132 mil, quase o custo de uma zero quilômetro. Ele apresentou, da tribuna da Casa, uma nota fiscal do serviço que teria sido realizado, segundo ele, na concessionária Newland.

De acordo com o parlamentar, a viatura colidiu em 2009 e foi constatado que não tinha viabilidade de conserto pelo estado em que se encontrava e também porque o carro já possuia 56 mil km rodados. Somente de serviços na viatura foram gastos R$ 18 mil, enquanto que as peças custaram aos cofres públicos R$ 114 mil.

Enquanto o conserto do carro foi de R$ 132 mil, um modelo novo, segundo Wagner Sousa, custa em torno de R$ 130 mil. "Nunca vi viatura reparada por R$ 132 mil. A Newland está sendo beneficiada descaradamente", atestou, entendo que justificar tamanho erro é, no mínimo, uma brincadeira.

Na avaliação dele, apesar da denúncia feita na tribuna da Assembleia, esse caso terminará em "pizza", ou então, o Oficial da PM que, segundo ele, foi obrigado a assinar a nota, acabará sendo punido.

O vice-líder do Governo na Casa, deputado Sérgio Aguiar (PSB), disse que a denuncia feita por Wagner Sousa causa estranheza. Ele prometeu apurar o caso junto à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) para depois dá uma posição do Governo sobre o caso.

Diário online

crateús Delegado proíbe visita a detentas


As detentas usavam a área da distrital para receber visitas
Crateús. A falta de um presídio neste Município continua causando muitos problemas. Nesta semana uma portaria assinada pelo delegado regional de Polícia Civil, Ricardo Savoldi proibiu visitas e os tradicionais ´banhos de sol´ aos detentos, o que gerou polêmica na cidade, princípio de rebelião na Delegacia e insatisfação em representantes dos órgãos de defesa dos direitos humanos.

No domingo, uma detenta revoltada com a medida chegou a colocar fogo no colchão que dormia. O Conselho dos Direitos da Mulher e a Comissão dos Direitos Humanos no Município são contrários à medida e anunciaram que buscarão providências junto ao Ministério Público (MP) estadual.

A portaria 002/2011 - 13° DRPC direciona as medidas a "qualquer detento (homem ou mulher)", mas na verdade as doze detentas que estão recolhidas na Delegacia é que são atingidas diretamente pela proibição, já que aos presos do sexo masculino não eram concedidos esses dois direitos.

Segundo o delegado nenhum dos detentos usufruíam desses direitos e, ao assumir, autorizou as visitas de familiares e banhos de sol às mulheres.

Antiga

"Não temos obrigação de manter presos, aqui não é presídio. Não temos local adequado e nem pessoal disponível". Segundo ele, a situação é antiga e antes de baixar a portaria procurou os órgãos competentes, solicitando a retirada do presos.


Diário do nordeste

Professor que voltar à greve será substituido, alerta secretária da Educação


“Diante da iminência de uma nova greve ser deflagrada na assembleia de sexta-feira, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está fazendo consultas jurídicas sobre a possibilidade de “substituição imediata” de professores que não comparecerem às aulas a partir de segunda-feira. “Estamos avaliando as alternativas para substituição e medidas também de responsabilização, porque eu acho que já tivemos o suficiente tempo de negociação”, disse a titular da pasta, Izolda Cela.

Segundo ela, a Secretaria tem feito o que pode para atender as reivindicações dos professores. “Trabalhamos durante um mês com reuniões praticamente diárias, seja na comissão maior, seja na técnica, seja em estudos mais específicos de planilhas. Chegamos no limite do que é sustentável para o Estado, no limite daquilo que é viável, porque passar daí é ter uma atitude irresponsável”, garantiu, acrescentando que não tem mais rodada de negociação prevista.

Ontem pela manhã, a secretária recebeu em seu gabinete uma comissão de pais de alunos, para falar sobre prejuízos da greve e da possibilidade de uma nova paralisação. Ela explica que teve oportunidade de apresentar o que o Governo vem fazendo para cumprir a parte que lhe cabe. Izolda abordou ainda a proposta apresentada pelo Governo, comparando-a com a de outros Estados. “Nenhum Estado teve uma proposta com grau de atendimento das reivindicações como o Ceará”, garantiu.

O presidente do Conselho Estadual do Fundeb, Geraldo Magela, que representa pais de alunos no Conselho, participou da reunião. Segundo ele, a principal preocupação é a iminência dos alunos ficarem novamente sem aula. “Estamos apavorados. Já foram 63 dias na greve passada. Aí a gente resolveu se mobilizar para cobrar o governo”, disse.

Magela destacou que as famílias não estão fazendo movimento contra professores ou Governo. “É um movimento pró-aluno”.

Apeoc

Enquanto isso, o Sindicato dos Professores no Estado do Ceará (Apeoc), continua realizando encontros regionais no Interior para apresentar e “dissecar” a proposta apresentada pelo Governo do Estado. “O objetivo é fundamentalmente ter uma assembleia com muita representatividade”, disse o vice-presidente da Apeoc, Reginaldo Pinheiro.”

(O POVO)

terça-feira, novembro 22, 2011

CURSO DE RADIALISTA QUE ACONTECE EM SOBRAL RENDE MAIS DE 70 MIL AO SINDICATO DA CATEGORIA.

O presidente do sindicato dos radialistas do Ceará, Aderson Maia


O Curso de Formação Profissional de Radialista que ora se realiza em Sobral, deve mandar aos cofres do Sindicato dos Radialistas do Estado do Ceará, algo em torno de R$ 70 mil reais. A informação obtida pelo Blog Sobral agora é que existem mais de 250 inscritos, todos já devidamente pagos a quantia de 300 reais. Levando em conta as possíveis dispensas desse Curso, que não deve ultrapassar a 10 mil reais. Acho que o Dr. Aderson Maia, presidente da entidade, deve sair de Sobral rindo á tôa.

A pergunta é: Quanto ficou para a Delegacia Sindical da Zona Norte, que tem os amigo Araújo Pachelle e Márcia Cunha na linha de frente desse orgão? 
Ressaltamos que a trabalheira dos amigos da Delegacia Sindical foi muito grande, e que por conta disso, estamos vendo o sucesso desse importante curso.

Foto: Armando Costa.

26 tremores de terra atingiram cidades do Norte do Ceará neste mês

Tremores foram monitorados pelo Laboratório Sismológico da UFRN.
Entre 3 e 9 de novembro, foram 13 tremores apenas na cidade de Sobral.


O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis) registrou 26 tremores de terra na região Norte do Ceará. De acordo com os técnicos do laboratório, a atividade sísmica na região é considerada elevada. Entre os dias 3 e 9 de novembro foram registrados 13 tremores na cidade de Sobral, nove em Santana do Acaraú e quatro dispersos pela região.
Segundo o LabSis, o sismo de Sobral, na Serra da Meruoca, do dia 3 de novembro, teve 1.8 grau de magnitude na escala Richter. Os dois maiores tremores de Santana do Acaraú foram sentidos pela população no dia 9 de novembro e atingiram a magnitude 2.1. A escala Richter vai de 0 a 10.

"Ainda não é possível saber como a atual fase da atividade sísmica nessa região vai evoluir e quando vai acabar, depende da natureza", destaca o coordenador do LabSis, Joaquim Ferreira. O pesquisador também ressalta que os abalos registrados no mês de novembro não causaram danos graves. "No máximo, as pessoas sentem barulhos e pequenos tremores".

A região de Sobral é um das mais atingidas pelos abalos sísmicos no Ceará desde o início de 2008, segundo o LabSis. Em maio de 2011, foi registrado um tremor de magnitude 4.2. “Sobral tem uma falha ativa. Por causa disso, voltam a ocorrer tremores”, explica Joaquim Ferreira. Estações coordenadas pela LabSis monitaram em tempo real a região Norte do Ceará.

G1 CE

Prefeitura cobra na Justiça dinheiro de asfaltamento irregular em motel

O prefeito de Sobral, na Região Norte do Ceará, Clodoveu Arruda (PSB-CE) acinou os procuradores do município com a finalidade de reaver o dinheiro gasto no asfaltamento irregular feito em motel da cidade. De acordo com nota divulgada à imprensa, a prefeitura está cobrando R$ 2.500,00 do proprietário do estabelecimento. 

Além da cobrança na justiça, o prefeito exonerou o funcionário Benedito Agiuar, que até então era o Secretário Adjunto de Planejamento Urbano por ter autorizado o serviço. Leia abaixo a nota na íntegra:

Comunico que os indevidos serviços de alfaltamento em área de um motel em Sobral ocorreram sem minha autorização e sem meu conhecimento prévio. Após a identificação dos responsáveis, de imediato, exonerei o Secretário Adjunto de Planejamento Urbano, Sr. Benedito Aguiar, e determinei que a Procuradoria Geral do Município fizesse a cobrança judicial ao proprietário do referido motel pelo malfadado serviço, orçado em R$ 2.500,00. Esta ação difere nas minhas determinações administrativas, fundadas em princípios democráticos e republicanos.


fonte: Bené Fernandes

Prefeitos ainda sujeitos a sofrerem cassações

Menos de um ano antes das eleições municipais, ainda tramitam no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) processos sobre a cassação de mandatos de pelo menos sete prefeitos cearenses eleitos no pleito de 2008. Dessas ações, dois gestores ainda aguardam a decisão do Tribunal. O secretário judiciário Raimundo Lúcio Gonzaga admite que a demora causa prejuízos e insegurança à administração dos municípios e credita o problema à defasagem do Código Eleitoral em vigor.

Dos 184 prefeitos cearenses eleitos em 2008, oito foram afastados de forma definitiva do cargo por crime eleitoral. Os municípios de Altaneira, Alcântaras, Jardim, Umirim e Icapuí realizaram eleições suplementares e elegeram novos gestores, após a cassação dos prefeitos e dos vices. Já os municípios de Itapiúna, Bela Cruz e Baixio tiveram seus gestores afastados, com posse do segundo colocado na disputa em 2008.

Porém, outros municípios ainda seguem convivendo com a insegurança, aguardando a decisão judicial sobre a cassação ou não de seu administrador. É o caso de cidades como Orós, Santana do Acaraú, Aracati, Acopiara e Ipu. Os gestores de Antonina do Norte e Ararendá foram afastados pelo TRE, mas, por decisão liminar do TSE, as eleições suplementares estão suspensas.

São vários os tipos de ações que podem ser impetradas pela cassação de um gestor municipal: ação de investigação judicial eleitoral, ação de impugnação de mandato eletivo (Aime), ação contra a diplomação. Elas são protocoladas em momentos diferentes (antes ou depois do prefeito assumir o mandato) e também tramitam de formas diferentes.

No âmbito municipal, explica Raimundo Lúcio, cabe ao juiz eleitoral apreciar o processo e decidir sobre ele em primeira instância. "Se o prefeito eleito perde a ação, aí é que ele recorre ao TRE", acrescenta. Segundo o secretário judiciário, normalmente a ação fica de um a dois anos na própria Comarca e depois pode demorar quase dois anos até a decisão do TRE.

Para ele, são muitas as dificuldades que podem surgir durante a tramitação do processo. "Às vezes, a testemunha é um deputado, e a gente tem que esperar que ele indique o dia que quer ser ouvido. Dependendo do caso, a ação pode se estender bastante por conta disso", pontuou.

Ele também salienta que é comum as ações se acumularem com os juízes, diante de pedidos de licença ou de férias e da pequena estrutura. Mas, o que mais contribui para a demora são os excessos de recursos.

Fonte: Acopiara.Net